Digimu®
Software de Simulação de Microestrutura Metalúrgica
A solução digital para a simulação da evolução da microestrutura
O objetivo do DIGIMU® é propor uma solução industrial para a simulação de alterações das mudanças da microestrutura dos materiais, em escala mesoscópica e em elementos tipo REV (Representative Elementary Volumes), durante os processos de conformação de metais.Software derivado da Pesquisa e Desenvolvimento do Cemef ParisTech
DIGIMU® é o resultado de projetos de pesquisa conduzidos por mais de 10 anos no “Centre de Mise en Forme des Matériaux” (Cemef MINES ParisTech) em colaboração com muitas empresas patrocinadoras dos setores metalúrgico, aeronáutico e nuclear (Website Digimu).
A abordade de campo pleno (“full-field”) proposta pelo DIGIMU® tem dois objetivos principais:
- Simular os fenômenos locais e heterogêneos que são indetectáveis para modelos de ordens de grandeza maiores
- Melhorar o modelos “medium-field” utilizados para simulações de produtos de escala industrial
DIGIMU® gera uma microestrutura policristalina representativa das heterogeneidades do material (de acordo com as características tolopógicas da microestrutura). As condições de contorno aplicadas ao REV são representativas das ensaiadas por um ponto do material em uma escala macroscópica (ciclo termomecânico do ponto considerado). Baseado na formulação de Elementos Finitos, os vários fenômenos físicos envolvidos durante a conformação do metal são simulados (recristalização, crescimento de grão, “Zener pinning” devido a partículas de segunda fase, etc.).
Maiores upgrades do produto
As soluções propostas pelo DIGIMU® avançam passo a passo com o trabalho mais recente da pesquisa na área.
Em curto prazo:
As primeiras versões 2D do software focam nas mudanças da microestrutura ocorridas nas estruturas “single-phase” durante os tratamentos térmicos.
Tratamento térnmico de aço inox austenítico 304L: simulação da evolução da microestrutura
O fenômeno de "Zener pinning" por partículas de segunda fase serão modelados sem a formulação de qualquer hipótese a respeito das interações grão/partículas (precipitados explicitamente integrados na malha EF).
A recristalização estática que pode ocorrer seguindo o passo da deformação do material serão também modelada (com foco na recristalização de grãos e crescimento em matriz deformada).
No médio prazo:
O próximo passo permitirá a simulação do fenômeno da recristalização ocorrendo durante o passo de deformação (tão chamada recristalização dinâmica). Então, será possível modelar a evolução da microestrutura de todo o processo termomecânico. Todos esses desenvolvimentos serão integrados à versão 3D do software.
No longo prazo:
Um dos objetivos principais do DIGIMU® é propor uma plataforma que permite uma abordagem “multi-scale”: as simulações “full-field” do DIGIMU® serão capazes de calibrar os modelos de “medium-field” para serem utilizados para cálculos macroscópicos em todos os pontos de uma peça industrial.
O escopo de aplicação e uso do DIGIMU® será expandido, graças, em uma parte, às melhorias contínuas feitas nos modelos e, em outra, aos novos desenvolvimentos na simulação dos fenômenos físicos adicionais.
DIGIMU® é também sinônimo de inovação técnica e digital
Malhamento anisotrópico adaptativo totalmente automático
Para melhorar a precisão digital e reduzir o tempo computacional, o software é capaz de prover uma descrição precisa das interfaces (contornos de grão) enquanto usa um número apropriado de elementos graças ao malhamento anisotrópico adaptativo automático e tecnologia de remalhamento adaptativa.
Refinamento automático de malha na direção normal aos contornos de grão (malhamento anisotrópico)
Cálculos totalmente paralelizados
Como todos os outros softwares da TRANSVALOR, o DIGIMU® é construído em torno de uma arquitetura otimizada de alta performance, capaz de rodar em um ou mais núcleos para garantir o poder de processamento máximo.